O Procon realizou durante três dias, na região central da cidade, fiscalização em 27 agências bancárias, com o objetivo de fiscalizar o tempo de espera na fila de atendimento, falta de senhas e assentos. De acordo com o Diretor do Procon, João Luiz Regiani, dos estabelecimentos fiscalizados foram constatados problemas com senha, tempo de fila acima do permitido, bem como falta de assentos necessários nos termos da Lei 5365/2001. "Isso resultou na autuação de 10 estabelecimentos, resultando um total de multas aplicadas no valor de R$ 234.666,66", explicou.
Duas agências foram autuadas por ultrapassar o tempo máximo de espera na fila de atendimento, totalizando R$ 42.666,66 em multas. Foram autuadas ainda oito agências por problemas de senha e falta de assentos, totalizando R$ 192 mil em multas aplicadas.
Ações
Para atender a população, nos três dias de serviço, o Procon instalou uma tenda na esquina da avenida Getúlio Vargas e rua Santos Dumont, onde os fiscais orientaram e cadastraram reclamações da comunidade.
Neste período as pessoas trouxeram suas reclamações referente o desrespeito das instituições bancárias ao tempo máximo de espera de seus usuários nas filas de atendimento e falta de assentos e na concessão de senhas.
"Esta operação resultou em reclamações gerando uma autuação por tempo de espera em fila de atendimento no valor de R$ 24 mil. Duas agências serão notificadas para prestar esclarecimentos e as demais foram objeto de fiscalização que originaram as demais constatações e multas", explicou o diretor.
A ação totalizou 36 procedimentos que resultaram em 11 autuações no montante de R$ 258.666,66 em multa aplicadas.
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(com informações da Prefeitura Municipal de Maringá)