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Procon avisa consumidor sobre truques de liquidação

Heloísa Prado - Bonde
03 jan 2007 às 19:58

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O Núcleo Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina, está alertando os consumidores para as chamadas liquidações de produtos praticadas em todo o comércio nesta época do ano. Para o coordenador do Procon, Flávio Henrique Caetano de Paula, é importante que o consumidor esteja prevenido para não ser prejudicado por uma compra que, ilusoriamente, possa parecer vantajosa.

Segundo Flávio Caetano, muitos consumidores são induzidos pelos cartazes de liquidação que informam grandes descontos, e sequer realizam uma pesquisa de mercado para ver se o produto realmente está em oferta. "Muitos compradores acabam adquirindo produtos com prestações que têm alta taxa de juro embutida e, no final, o preço acaba sendo o mesmo ou até maior do que o produto sem desconto", afirmou.

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Para ele, é importante que todos façam a "prática de consumo consciente", na qual é necessário separar o que se precisa efetivamente comprar, e o que se deseja comprar apenas pela compulsão da oferta. "Muitos acabam comprando coisas desnecessárias para o momento, comprometendo o orçamento doméstico, e esquecendo que, logo em seguida, precisarão de dinheiro para as compras de material escolar dos filhos, pagamento de impostos, e outras despesas de início de ano. Nestes casos, quando o consumidor acorda, o estrago já foi feito e fica difícil recuperar", alertou o coordenador do Procon.

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Para os que insistirem na compra, Flávio Caetano lembrou a importância da aplicação das regras usuais de consumo, como a verificação das condições do produto, e a exigência de notas fiscais e termos de garantia, preenchidos corretamente. Para os casos de financiamento, é fundamental que o consumidor tenha, não só os boletos, mas também a cópia do contrato onde constam as regras e os juros aplicados.


Outro cuidado, segundo o coordenador, serve para aqueles que compram produtos em liquidação por apresentarem pequenas avarias, e que a loja afirma que não irá comprometer sua utilização. "Os produtos com pequenas avarias, e por isso ofertados a preços mais baixos, têm de estar com funcionalidade perfeita. Pode acontecer do cidadão comprar um fogão, por exemplo, e ao chegar em casa descobrir que uma das bocas não funciona. Aí para conseguir a troca ele pode enfrentar dificuldades", destacou.

Flávio Caetano afirma que o Procon está atento e dará toda a assistência jurídica aos consumidores que se sentirem prejudicados com alguma compra enganosa. O Procon funciona das 12h às 18hs, e atende pelo telefone 151, ou pessoalmente na sede do órgão, que fica na rua prefeito Hugo Cabral, n° 957, quase esquina com rua Goiás (região central).


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