O Núcleo de Proteção ao Consumidor (Procon) de Londrina manteve três multas no valor de R$ 4 milhões aplicadas contra a LG Eletronics, após reclamações de clientes da cidade.
A empresa recorreu das decisões, mas não teve o recurso acatado pelo órgão londrinense. O primeiro caso ocorreu ainda em 2007, quando uma consumidora adquiriu um telefone celular no valor de R$ 79. O produto apresentou diversos vícios, mas na assistência técnica autorizada foi informado que o dano foi causado por mau uso da consumidora.
No segundo caso, em 2011, o problema também ocorreu com um telefone celular, que não emitia sons e apenas vibrava. O aparelho foi enviado duas vezes para a assistência técnica mas retornou com o mesmo problema.
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O terceiro caso, também de 2011, envolve um telefone celular com vícios de qualidade que, mesmo após ter sido enviado à assistência técnica, não teve o problema resolvido. O consumidor solicitou a devolução dos R$ 518 pagos pelo aparelho. Em um primeiro momento, a empresa concordou com a devolução, e o consumidor solicitou ordem de pagamento pelo Banco Itaú, o que não ocorreu. Em um novo contato com a empresa, o cliente não obteve resposta.
Segundo a coordenadoria do Procon em Londrina, o valor das multas é estipulado de acordo com o faturamento da empresa.