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Balanço

Procon emitiu mais de 300 multas no ano passado

Redação Bonde com N.Com
19 fev 2015 às 15:43

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- Arquivo Folha
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O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Londrina emitiu 309 multas no ano passado. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (19) pelo órgão. O número de autuações cresceu 25% entre 2013 e 2014. O núcleo realizou seis grandes operações de fiscalização, em bancos, supermercados, bancos, financeiras, cinemas e durante o Natal.

O coordenador executivo do Procon-Ld, Rodrigo Brum, defendeu que a divulgação dos números de atendimentos é um dever da administração. "Levamos em consideração a necessidade de prestação de contas à sociedade, visto tratar-se de um órgão vinculado à administração pública direta do Município, por meio da Secretaria de Governo", disse.

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O tempo de atendimento dos consumidores em comparação a 2013 também teve melhoras, considerando o momento que o consumidor recebe sua senha até o efetivo atendimento pelos estagiários e servidores. Durante o ano de 2013, foi registrada uma média de 40 minutos a 1h10 de espera em média, enquanto que a média do ano de 2014 está entre 10 e 30 minutos, já computados os dias de pico, nos quais houve espera de até 1 hora.

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O coordenador executivo ressaltou que o índice de resolução de reclamações no órgão foi de 48,86%, Foram 23.439 atendimentos em 2014 (92,86 atendimentos por dia), contra 21.124 em 2013 (90,27 atendimentos por dia em 2013).

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Brum esclareceu que, com relação à análise das reclamações em si, é necessário entender que a maioria das mesmas se encontra na área de serviços, com 3.639 reclamações, principalmente no setor de telefonia, sendo que foram registradas, 1.494 reclamações, sendo 931 de telefonia móvel, e 563 de telefonia fixa. Outro serviço cujas reclamações são significativas é o de TV por assinatura, correspondendo a 691 registros no ano de 2014.


Logo após a área de serviços, vem a área de venda de produtos, com 1.979 reclamações computadas, sendo que os produtos que mais apresentaram problemas são os aparelhos telefônicos, com 327 reclamações, informática, com 253 registros, e aparelhos de televisão, com 117 reclamações.


Em terceiro lugar, a área mais reclamada é a de assuntos financeiros, na qual a maioria das reclamações envolve cartão de crédito (621), reclamações contra bancos (439) e financeiras (299).

O levantamento completo do Procon pode ser conferido aqui.


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