O Procon-PR vai dedicar esta quarta-feira (23) a orientar os consumidores sobre a mudança de pulso para minuto nas cobranças das ligações da telefonia fixa. Na sede em Curitiba (Alameda Cabral 184, Centro) haverá um guichê especial para este atendimento. O telefone gratuito 0800 411512 estará à disposição e o consumidor pode também acessar a página na internet www.pr.gov.br/proconpr, onde encontrará informações em forma de perguntas e respostas sobre as principais dúvidas sobre a mudança.
O atendimento faz parte do mutirão que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, lidera, incentivando os Procons do País a explicar como as contas telefônicas passarão a ser processadas a partir da alteração. A iniciativa se deve à falta de informação das concessionárias de telefonia aos usuários dentro do prazo determinado pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações.
A alteração de pulso para minuto entrará em vigor no dia 31 de julho. No Paraná são duas as concessionárias de telefonia fixa que farão a alteração: a Brasil Telecom e a Sercomtel, de Londrina. Essas empresas já estão autorizadas a oferecer aos seus clientes a escolha entre dois planos: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Os consumidores devem estar atentos ao seu perfil de utilização do serviço antes de optar por um dos planos. O Plano Básico é a opção indicada para quem faz ligações curtas. A tarifa por minuto fica mais cara nas chamadas que ultrapassem 3 minutos. Já no Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória, a cobrança será a cada 4 minutos. É indicado para quem fica mais tempo ao telefone. (AEN)