Como propósito de fiscalizar o cumprimento dos itens da Lei Municipal 4644/91, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) inicia, nesta terça-feira (28), ação fiscalizadora em todos os estacionamentos privados de Londrina. "Com o crescimento do número de veículos e a escassez de vagas de estacionamento público, o estacionamento privado é cada vez mais uma atividade essencial aos motoristas londrinenses", avaliou o coordenador do Procon, Carlos Neves Junior.
O coordenador explicou que um outro motivo para a fiscalização é o crescimento nos registros de reclamações sobre serviços prestados pelos estacionamentos londrinenses junto ao núcleo. "Há relatos de várias irregularidades, especialmente no que se refere às condições de instalação e nos métodos de cobrança", disse Neves Junior, que citou, como exemplos, falta de sinalização adequada e cobertura para os veículos.
No que tange à tarifação, o método correto é a divisão da cobrança da primeira hora de uso em duas partes de 30 minutos. A partir da segunda hora, a contagem deve ser feita a cada 15 minutos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Caso seja flagrado em algum ato ou condição de infração, o proprietário de um estabelecimento recebe um auto de constatação, com prazo de regularização imediato. Se a situação não for resolvida, o estabelecimento é autuado, com aplicação de multa diária no valor de 50% da Unidade Fiscal de Londrina, que, atualmente, equivale a R$ 61,26.