O Procon de Londrina realiza a partir desta terça-feira (8) a operação "Droga Legal" nas farmácias do município. De acordo com informações da rádio Brasil Sul, a fiscalização é resultado de uma parceria entre o Procon e a Vigilância Sanitária.
Em entrevista à rádio, o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, disse que a operação deve verificar diversos aspectos, entre eles a precificação dos produtos. Segundo ele, a diferença de preços nas gôndolas e no terminal do caixa tem sido constantemente denunciado ao órgão.
Além disso, o Procon quer verificar se a recomendaçao do órgão, de que os estabelecimentos ofereçam uma listagem dos medicamentos e seus respectivos preços aos consumidores, está sendo cumprida. Segundo o Neves, o consumidor tem o direito de saber previamente o preço do produto, sem os descontos oferecidos pela farmácia. "O consumidor não pode ser prejudicado com isso, ele deve ter ali, previamente, o acesso a esse preço", comentou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Já a Vigilância Sanitária deve verificar as condições de disposição e armazenamento de medicamentos, assim como a origem dos produtos e a situação dos receituários das medicações controladas.
Caso haja irregularidades, a farmácia pode receber uma multa, além de ter os medicamentos inadequados recolhidos. Dependendo da situação, a operação pode até interditar temporariamente o estabelecimento.
(Com informações da rádio Brasil Sul)