O Núcleo de Proteção ao Consumidor (Procon) de Londrina aplicou multas a 14 agências bancárias por diversas irregularidades no atendimento a clientes. As infrações foram detectadas em fiscalizações realizadas pelo órgão em fevereiro. Somadas, as multas passam dos R$ 330 mil.
Em algumas agências, foi notada a falta de divisórias para separar os caixas e o público que aguarda atendimento, contrariando lei municipal que visa a privacidade em operações financeiras.
A multa mais alta, de R$ 115 mil, foi aplicada a uma agência do Banco do Brasil que não possuía o código de defesa do consumidor em local visível e fornecia apenas uma senha numérica plastificada, quando o ideal é um papel com horário de emissão para que haja reclamação em caso de atrasos. A fiscalização constatou ainda a existência de apenas um caixa para atendimento do público em geral.
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Em outros casos, foi notada a falta de sanitários diferentes para público masculino e feminino, como prevê a lei.
A equipe do Procon ainda encontrou uma agência em que os clientes ficavam em pé aguardando pelo atendimento, sem chamadas pelo painel eletrônico. O local possuía 15 cadeiras, mas quem sentasse perdia o lugar na fila.
Os bancos autuados podem recorrer da decisão.