Três farmácias da região central de Londrina foram notificadas pelo Procon e pela Vigilância Sanitária na manhã desta terça-feira (8), durante a Operação "Droga Legal", que tem como objetivo fiscalizar os estabelecimentos.
De acordo com o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, três, das quatro farmácias fiscalizadas apresentaram irregularidades. "Encontramos irregularidades de precificação, ausência de caixas preferenciais para idosos e a não apresentação da listagem com os preços dos medicamentos".
Há seis meses o Procon notificou o sindicato da categoria sobre a necessidade das farmácias disponibilizarem uma lista com os preços dos medicamentos aos clientes. O objetivo é saber realmente quanto custa cada produto e qual o valor real do descontado oferecido pela farmácia.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A Vigilância Sanitária também encontrou problemas nas farmácias. Em um dos locais a geladeira onde são armazenados alguns produtos estava com a temperatura inadequada e outra disponibilizava medicamentos de origem duvidosa. Os casos devem ser investigados para a elaboração de um auto de infração.
Segundo Neves, a operação continua até o final da tarde desta terça, mas deve voltar a acontecer em outras ocasiões. "Vamos fazer sempre quando houver necessidade, igual a operação 'Bomba Limpa, e em outras regiões da cidade'".