Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
A partir de segunda-feira

Procon-PR realiza mutirão online para renegociação de dívidas

Redação Bonde com AEN
13 mai 2016 às 19:09

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Estadual de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, através do Procon-PR, e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) promovem a partir de segunda-feira (16) um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação segue até 30 de maio.

Para celebrar a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, a ação conjunta entre a Procon-PR, Senacon, Banco Central do Brasil, Sebrae, Febraban e Serasa permitirá ao consumidor e ao Microempreendedor Individual (MEI) solicitar a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para participar, o consumidor ou Microempreendedor Individual deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, entre 16 e 30 de maio, e fazer o registro para receber um login e senha. Após esta etapa basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar o pedido de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o fornecedor tem o prazo de até 10 dias para apresentar uma resposta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


De acordo a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, no preenchimento do registro é importante que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Publicidade


Terminado o período estabelecido para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de até 20 dias para avaliar o atendimento recebido, o que é fundamental, avalia Claudia.


Além de representar um esforço conjunto dos setores público e privado para oferecer melhores oportunidades de renegociação, a iniciativa tem entre os principais objetivos sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

Publicidade


Durante o período da ação, os consumidores e MEIs que buscarem a renegociação por meio da plataforma vão receber indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso "Gestão de Finanças Pessoais", ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.


Micro e Pequenas Empresas terão outros canais de atendimento

Publicidade


Durante a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Serasa também vão oferecer um serviço de renegociação de dívidas pela internet às micro e pequenas empresas.


Para participar da ação, o empresário deve acessar o Limpa Nome Online Empresas (www.limpanomeempresas.com.br) e fazer o cadastro. Ao se registrar, o empresário terá acesso aos débitos de seu CNPJ e poderá negociá-los diretamente com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página.


Ao escolher e clicar no nome da empresa serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Antes de fazer uma renegociação, é importante se preparar. Alguns empresários acabam misturando as contas da empresa com os gastos pessoais e essa iniciativa pode colocar em risco tanto o negócio, quanto as finanças pessoais. Para ajudar esses empresários, a Serasa disponibiliza gratuitamente o e-book "Como se preparar para a negociação de dívidas", com uma série de dicas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo