A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo convocou as companhias aéreas para uma reunião em que pretende discutir os problemas enfrentados pelos consumidores por causa dos atrasos e cancelamentos dos vôos nos aeroportos do estado. Segundo o comunicado do Procon, a reunião deve acontecer na tarde da terça-feira, na sede do órgão, no bairro da Barra Funda, na capital paulista.
Em nota, o Procon afirma que pretende questionar as empresas aéreas "sobre as estratégias adotadas para atender os passageiros que enfrentaram problemas". De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as empresas aéreas são responsáveis por oferecer a assistência necessária ao consumidor que se deparar com situações de atraso e cancelamento de vôo, o que inclui hospedagem, alimentação e locomoção, independente do tempo que o passageiro tiver que aguardar.
Os problemas nos aeroportos do país começaram na semana passada, quando os controladores de vôo, sob a alegação de falta de pessoal e excesso de trabalho, decidiram estabelecer uma operação-padrão, aumentando o intervalo entre os pousos e decolagens e reduzindo para 14 o número de aeronaves monitoradas simultaneamente. A operação provocou atrasos nos vôos e uma grande espera de passageiros nos aeroportos de todo o país.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O Procon alerta que os consumidores que se sentirem prejudicados pelos problemas atuais nos aeroportos podem procurar os postos de atendimento do órgão, levando cópia do canhoto do bilhete e dos documentos que comprovem a espera. Para mais informações, o consumidor pode acessar o site da fundação ou ligar para a central de informações, no telefone 151.
Agência Brasil