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Avalanche de queixas

Procon quer discutir atrasos nos vôos com empresas aéreas

Redação Bonde
05 nov 2006 às 18:48

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A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo convocou as companhias aéreas para uma reunião em que pretende discutir os problemas enfrentados pelos consumidores por causa dos atrasos e cancelamentos dos vôos nos aeroportos do estado. Segundo o comunicado do Procon, a reunião deve acontecer na tarde da terça-feira, na sede do órgão, no bairro da Barra Funda, na capital paulista.

Em nota, o Procon afirma que pretende questionar as empresas aéreas "sobre as estratégias adotadas para atender os passageiros que enfrentaram problemas". De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as empresas aéreas são responsáveis por oferecer a assistência necessária ao consumidor que se deparar com situações de atraso e cancelamento de vôo, o que inclui hospedagem, alimentação e locomoção, independente do tempo que o passageiro tiver que aguardar.

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Os problemas nos aeroportos do país começaram na semana passada, quando os controladores de vôo, sob a alegação de falta de pessoal e excesso de trabalho, decidiram estabelecer uma operação-padrão, aumentando o intervalo entre os pousos e decolagens e reduzindo para 14 o número de aeronaves monitoradas simultaneamente. A operação provocou atrasos nos vôos e uma grande espera de passageiros nos aeroportos de todo o país.

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O Procon alerta que os consumidores que se sentirem prejudicados pelos problemas atuais nos aeroportos podem procurar os postos de atendimento do órgão, levando cópia do canhoto do bilhete e dos documentos que comprovem a espera. Para mais informações, o consumidor pode acessar o site da fundação ou ligar para a central de informações, no telefone 151.

Agência Brasil


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