A procura das empresas brasileiras por crédito cresceu 5,5% em agosto em relação a julho, informou a Serasa Experian, empresa especializada em informações financeiras. Esta foi a segunda alta mensal seguida, nesta base de comparação. Em relação a agosto do ano passado, houve alta de 8,2% na demanda. Nos oito primeiros meses de 2010, a procura por crédito acumula alta 7,7% ante o mesmo período de 2009.
Para os analistas da Serasa Experian, "o resultado favorável de agosto, em termos da evolução da demanda empresarial por crédito, confirma a retomada do crescimento econômico em ritmo mais acelerado neste terceiro trimestre, após o desaquecimento observado durante o segundo trimestre de 2010".
A análise por porte indica que todas as categorias de empresas procuraram mais crédito em agosto. As micro e pequenas empresas puxaram o movimento, com alta de 5,8% na demanda no mês passado ante julho. As médias empresas registraram crescimento de 0,7% na demanda por crédito, enquanto as grandes empresas apresentaram taxa positiva de 0,3% no mesmo período.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Entre as regiões, o maior crescimento na procura por crédito ocorreu no Nordeste (alta de 8,0% em agosto ante julho). Em seguida, aparecem Norte (6,6%), Sudeste (5,9%), Centro-Oeste (4,9%) e Sul (2,6%).
O levantamento mostra ainda que, entre os diferentes setores, a demanda por crédito na indústria cresceu 4,1% em agosto ante julho. No caso do comércio, a alta foi de 5,4% e, no setor de serviços, o aumento foi de 6,2%. O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito leva em conta uma amostra de 1,2 milhão de CNPJs em todo o País, consultados mensalmente na base de dados da empresa.