Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Polêmica no Paraná

Procuradoria do Trabalho defende feriado sem expediente no dia 19

Rafael Fantin - Redação Bonde
04 dez 2014 às 15:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região divulgou nesta quinta-feira (4) o parecer sobre o feriado estadual do dia 19 de dezembro, quando se comemora a emancipação política do Estado do Paraná, conforme lei publicada em dezembro de 1962.

A Procuradoria defende a dispensa dos funcionários e afirma que a manutenção das atividades nas empresas deve ser autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego com benefícios aos empregados previstos na lei trabalhista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Apesar de práticas contrárias do empresariado paranaense, nesse dia, todos os anos, os trabalhadores devem ser dispensados de suas atividades por 24h, sem perda de remuneração. A exigência de trabalho na data em cada empresa deve ser previamente autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e remunerada em dobro ou compensado por meio de banco de horas, como prevê a CLT para os casos de trabalho em feriados", afirma a Procuradoria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Na quarta-feira (3), a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) divulgou uma nota sobre o tema polêmico. Para a entidade, a data é oficialmente celebrada há mais de 50 anos sem jamais ter assumido o caráter de feriado civil. "A Fiep reitera seu posicionamento e aconselha as indústrias do Estado a considerarem o dia 19 de dezembro como um dia normal de trabalho", defende.

A Fiep também argumenta que consultou a Assembleia Legislativas sobre o feriado estadual. "Em resposta, recebeu parecer da Procuradoria Geral da Assembleia, que concluiu que a data não pode ser considerada como feriado de cunho civil. Tal parecer reforça o entendimento da Fiep de que as empresas privadas paranaenses devem manter suas atividades normalmente nessa data", acrescenta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo