A produção industrial registrou queda de 1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior recuo mensal registrado no setor desde dezembro de 2008, quando caiu 12,2%, segundo destacou o economista da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo.
Por outro lado, o avanço acumulado de 16,2% na produção da indústria no primeiro semestre de 2010, ante igual semestre de 2009, é o melhor resultado semestral da série histórica da pesquisa, iniciada em 1991. Macedo ressalta, entretanto, a forte influência da base de comparação deprimida de igual período do ano passado, quando a produção caiu 13,4% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
O documento de divulgação da pesquisa também revisa a produção de maio ante abril, de 0,0% para -0,2%. Com o novo resultado, a queda de 1% apurada em junho representa o terceiro resultado negativo consecutivo do setor ante o mês anterior.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo Macedo, a revisão de maio reflete novos números enviados por informantes, sobretudo de bens de capital, além da introdução de novos dados na série com ajuste sazonal. O resultado de bens de capital foi revisado de 1,2%, em maio ante abril, para variação zero (0,0%) no período.