Pesquisa Industrial Mensal Produção Física - Regional elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, entre abril e março de 2007, houve redução dos índices de produção industrial em 10 dos 14 locais pesquisados.
Todas as áreas com redução na produção tiveram taxas abaixo da média nacional (-0,1%), com destaque para Goiás (-4,0%) e Espírito Santo (-3,0%) com as quedas mais acentuadas. Entre as áreas que ampliaram a produção , Rio Grande do Sul (2,9%) e Rio de Janeiro (0,8%) alcançaram as taxas mais expressivas, enquanto Santa Catarina e São Paulo (ambas com 0,1%) praticamente repetem o patamar de produção do mês anterior .
A produção industrial do Paraná mostra variação de -0,3% em abril frente a março , já descontadas as influências sazonais , após avançar por dois meses, período em que acumulou um ganho de 7,1%. Em abril , houve o índice mensal mais elevado (13,2%) desde junho de 2005 (16,9%). Com isso , tanto o acumulado no quadrimestre (de 8,0% em março para 9,3% em abril ), como o nos últimos doze meses (de 1,5% para 3,1%) mostram aceleração .
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Os principais destaques são alimentos (16,6%) e edição e impressão (42,0%), impulsionados pelos avanços nos itens carnes e miudezas de aves e açúcar cristal ; e livros , brochuras e impressos didáticos , respectivamente .