A produção industrial brasileira cresceu 0,8% em setembro na comparação com agosto, mantendo uma sequência de nove meses de alta. No ano, o setor acumula ganho de 14,6%, conforme os resultados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados hoje (03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O avanço na produção de agosto para setembro foio registrado em 12 dos 27 itens pesquisados. As maiores altas foram observadas na indústria de máquinas e equipamentos (5,8%) e veículos automotores (3,5%).
As principais pressões negativas foram observadas na indústria de refino de petróleo e produção de álcool (-4,7%), alimentos (-1,0%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (5,3%).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A pesquisa mostra, porém, que em relação ao ano passado, a indústria ainda não se recuperou. Na comparação com setembro de 2008 o setor apresentou queda de 7,8% e de janeiro a setembro de 11,6%.
Na mesma comparação, a produção industrial recuou em 21 dos 27 itens pesquisados. O maior impacto negativo foi registrado na indústria de veículos automotores (-16,6%), seguido por máquinas e equipamentos (-20,0%) e metalúrgica básica (-13,1%).
Segundo o IBGE, no terceiro trimestre de 2009 o resultado da produção da indústria nacional foi negativo frente a igual período do ano anterior. A queda foi de 8,3%. Houve alta, porém, de 4,1%, em relação ao segundo trimestre de 2009.