Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica (IBGE) aponta que a produção industrial em novembro cresceu 0,6% frente a outubro. Em relação a novembro de 2004, o crescimento também foi de 0,6%; no acumulado janeiro a novembro de 2005, a produção cresceu 3,1%, abaixo dos 3,4% observados em outubro.
Porém, a pesquisa mostra a trajetória de desaceleração da produção industrial, passando de 4,1% em outubro para 3,5% em novembro.
Indústrias de alimentos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos contribuiram para o resultado positivo em novembro.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O comportamento favorável da atividade industrial na comparação com o mês anterior, não reverte a trajetória de queda observada no índice de média móvel trimestral que, para a indústria geral, recua 0,5% entre os trimestres encerrados em outubro e novembro. Esse movimento atingiu todas as categorias de uso, com bens de consumo duráveis exibindo a maior redução (-2,8%), vindo a seguir bens de consumo semiduráveis e não duráveis (-0,9%), bens de capital (-0,3%) e bens intermediários (-0,1%). Esta redução simultânea em todas as categorias de uso neste tipo de comparação permanece desde setembro.