O Paraná teve o maior recuo nacional na produção industrial do mês de fevereiro (-7,4%). Os números constam da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, divulgada nesta sexta-feira (07) pelo IBGE.
Em fevereiro, a produção industrial do Paraná recuou 7,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, oitava queda consecutiva neste tipo de comparação. Com isso, o indicador acumulado no ano também assinalou resultado negativo (-6,8%) e, o indicador acumulado nos últimos doze meses prosseguiu com trajetória descendente, registrando a primeira taxa negativa (-0,6%) desde abril de 2003.
Outros dois estados do Sul apresentaram resultados negativos - Santa Catarina (-0,2%) e Rio Grande do Sul (-1,3%). Já os outros 11 estados pesquisados pelo IBGE tiveram resultados positivos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com a pesquisa, no Paraná, a queda de 7,4% em fevereiro deveu-se, principalmente, aos resultados negativos de oito dos 14 setores pesquisados, sendo que os principais destaques foram: máquinas e equipamentos (-29,5%), veículos automotores (-16,2%) e edição e impressão (-36,0%). Por outro lado, refino de petróleo e álcool (23,4%) sobressaiu como a principal pressão positiva.