O Paraná apresentou queda de 6,3% na produção industrial em abril na comparação com igual período do ano anterior, décimo resultado negativo consecutivo neste tipo de comparação. O acumulado no ano e o acumulado nos últimos doze meses também caíram: -5,7% e -2,0%, respectivamente.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (09) pelo IBGE. Outras cinco das 14 regiões pesquisadas também apresentaram números negativos em comparação com abril de 2005. Em outras seis regiões foram registrados crescimento e, em duas, estabilidade.
As quedas foram verificadas também em Santa Catarina (-10,2%), Amazonas (-9,0%), Rio Grande do Sul (-8,9%), Goiás (-4,9%) e São Paulo (-1,2%). Rio e Ceará apresentaram estabilidade. Já os aumentos ficaram com Pará (+10,2%), Pernambuco (+8,6%), Bahia (+5,2%), Espírito Santo (+1,3%), Minas Gerais (+1,2%) e a região Nordeste (+1,2%).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A queda de 6,3% no índice mensal reflete o comportamento desfavorável de oito dos quatorze ramos pesquisados. O setor que mais contribuiu negativamente para o índice global foi veículos automotores (-21,4%). Em outros setores também houve quedas relevantes: refino de petróleo e produção de álcool (-7,4%) e madeira (-9,8%). Por outro lado, o ramo de edição e impressão (26,4%) deu a maior contribuição positiva.