Produtores rurais bloquearam no início da manhã desta sexta-feira (12) a rodovia BR-376, entre Nova Esperança e Atalaia. As informações são da Viapar, concessionária que administra o trecho.
Segundo a Viapar, estão sendo liberados apenas carros de passeio e veículos de emergência. Há bloqueio de caminhões.
Desde o início da semana, produtores rurais realizam bloqueios em rodovias e trechos de ferrovias administradas pela América Latina Logística (ALL) para tentar chamar a atenção do governo para a crise na agricultura. Eles querem impedir o transporte de cargas até o litoral.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Entre as reivindicações dos produtores rurais estão garantia de preço mínimo, uma política cambial que não ‘quebre’ a agricultura e renegociação das dívidas. Atualmente, segundo ele, o prejuízo para produzir chega a 30%.
Desde domingo (7) já ocorreram protestos em Umuarama, Marialva, Maringá, Rolândia e Cambé.
A América Latina Logística (ALL) obteve na manhã de ontem um mandado de reintegração de posse do entreposto da linha férrea de Cambé (13 km a oeste de Londrina), ocupado por produtores rurais da região norte do Estado desde a manhã da última terça-feira (09). No entanto, os produtores passaram a noite no local e deveriam decidir, hoje de manhã, se interrompem ou não a manifestação.