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Enviado para a Câmara

Projeto altera legislação sobre estações de radiocomunicação

Redação Bonde com PMC
25 set 2013 às 08:59

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A Prefeitura de Curitiba enviou nesta terça-feira (24) para a Câmara Municipal um projeto de lei que atualiza a legislação municipal sobre licenciamento e implantação de estações transmissoras de radiocomunicação na cidade. O texto visa flexibilizar as normas e desburocratizar o processo, dando condições de operação às empresas do segmento, sem permitir interferências indevidas na paisagem urbanística da cidade.

A principal novidade contida na proposta é a possibilidade de instalação de estações em topos de prédios, caixas d’água, torres de iluminação e fachadas em qualquer ponto da cidade, desde que respeitada uma distância mínima de 10 metros do solo. Hoje, estações em pontos como esses têm localização limitada a algumas zonas da cidade.

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O projeto também ajusta a relação de zonas em que será permitido instalar torres de transmissão de radiocomunicação (plantadas no solo), tendo como base o zoneamento urbano. Além disso, torna menos burocrático o processo de licenciamento das estações.

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O licenciamento ocorrerá em duas etapas: primeiro, a Secretaria Municipal de Urbanismo analisará primeiro os pedidos de aprovação de projetos de instalação e, depois da execução da obra, os pedidos de licença de operação.

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Para instalação de estações em áreas com vegetação e/ou recursos hídricos, em parques, bosques, unidades de conservação e Áreas de Proteção Ambiental, será necessário requerer também autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


As alterações propostas permitirão aumentar a área de abrangência das telecomunicações em Curitiba, melhorando o atendimento à população que faz uso dessa tecnologia.

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Histórico - Segundo o poder público municipal, o projeto apresentando à Câmara deriva de análises e estudos realizados desde o ano passado por técnicos das secretarias municipais do Urbanismo e do Meio Ambiente e também do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), com a participação da Câmara e de representantes das operadoras de telefonia.


Desse trabalho teria resultado um consenso de que é necessário atualizar a legislação em vigor, em razão do desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, em especial a tecnologia 4G, que deverá estar operante nas cidades-sede da Copa do Mundo da Fifa de 2014.


A primeira regulamentação municipal de licenciamento de estações de telecomunicação é do ano 2000 (Resolução nº 02, de 4 de fevereiro de 2000). Novas portarias, editadas nos anos 2000 (nº 183) e 2004 (nº 68), definiram critérios de instalação e parâmetros de uso e ocupação do solo, assim como os documentos necessários para obter autorizações.

A Lei nº 11.535, que vigora atualmente, e seus Decretos Complementares nº 606/2006 e nº 702/2007, ampliram os requisitos para implantação de estações, prevendo a obtenção de licenças ambientais e urbanísticas. Em meados de 2012, técnicos da Prefeitura de Curitiba iniciaram as análises para revisão e atualização da legislação.


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