Um fórum virtual na internet, que deverá entrar em funcionamento ainda em 2010, será importante ferramenta para a troca de ideias e experiências entre os países que integram a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (Redeibero).´
A criação do fórum foi uma das resoluções tomadas pelos técnicos de 16 dos 22 países da Redeibero que encerraram ontem (20), em Brasília, o primeiro encontro deste ano promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Brasil preside a Redeibero desde o ano passado, com destaque para uma circunstância inédita - pela primeira vez, um integrante do grupo assumiu o cargo para mandato de dois anos.
O fórum será moderado no site da Apex-Brasil, que é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O gerente geral de Negócios da empresa, Sérgio Rodrigues Costa, disse à Agência Brasil que o fórum virtual centralizará debates sobre a promoção de exportações e importações, além da busca de mecanismos que permitam investimentos estrangeiros em cada um dos 22 países da Redeibero.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Debate
"As idéias e projetos apresentados por meio do fórum", disse Sérgio Costa, "certamente serão disponibilizados nos respectivos sites das agências de promoção de exportações e importações dos países que integram a Redeibero. Acredito que este debate ampliado será bastante produtivo, permitindo maior proximidade e cooperação entre as agências".
De acordo com o gerente geral de Negócios da Apex-Brasil, uma apresentação feita pelo representante do Chile no encontro de Brasília mostra como é importante o funcionamento de uma agência de promoção de exportações, principalmente após a ocorrência de uma catástrofe, como foi o caso do terremoto que atingiu o país em fevereiro deste ano.
"O Chile", disse, "por meio de sua agência, mostrou aos compradores estrangeiros que todos os contratos seriam honrados, sem perda de qualidade dos produtos chilenos vendidos ao exterior. O papel relevante da agência teve destaque porque a Pro-Chile atuou para manter as exportações do país, mesmo num cenário de catástrofe".
Encontro
Participaram do encontro da Redeibero, em Brasília, técnicos do Brasil, da Argentina, Bolívia, do Chile, da Colômbia, Costa Rica, de Cuba, El Salvador, do quador, da Espanha, de Honduras, do México, da Nicarágua, do Peru, da Venezuela e do Uruguai.
As próximas reuniões da Redeibero já estão definidas. Serão nos dias 8 e 9 de julho, na Colômbia, em cidade a ser definida; em agosto, na Cidade do México; e em meados de outubro, em Santiago do Chile, encerrando a programação de encontros de 2010.