Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Previsão

Próxima safra de soja deve superar a deste ano

Redação Bonde
12 nov 2006 às 17:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A próxima colheita de soja no país, prevista para o início do próximo ano, deverá ser maior do que a deste ano, apesar da redução da área plantada. A previsão é do pesquisador Lúcio Alves, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) de Piracicaba (SP).

Ele explicou que, apesar de parte dos produtores, especialmente da Região Centro-Oeste, terem reservado mais espaço neste ano para as culturas de milho e arroz, a volta do fenômeno El Niño, com previsão de chuvas acentuadas para o Sul e o Sudeste do país, vai permitir melhor desenvolvimento da cultura do que o registrado neste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Alves, a soja é colhida 120 dias depois do plantio. Ele disse que as perdas ocorridas na última safra decorreram da ausência de chuvas nas regiões produtoras. Além disso, o produtor deparou com preços que não cobriam adequadamente os gastos com a lavoura, mas desta vez haverá redução de custos, além da tendência de melhores preços no mercado internacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Alves acredita que a próxima safra não vai dar prejuízo, embora não seja suficiente para cobrir o déficit dos anos anteriores. A produção mundial de soja é de 225 milhões de toneladas. Os Estados Unidos são responsáveis por safra de 87 milhões de toneladas, e o Brasil deverá colher em torno de 55 milhões de toneladas, informou Alves.

Publicidade


A soja é utilizada para produção do óleo comestível mais vendido no mundo, além de render outros produtos, como leite e pastas.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê produção de 55,23 milhões de toneladas (5% a mais do que em 2006) na próxima safra, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima em 54,3 milhões de toneladas. Em 2005 foram colhidas no país 51,4 milhões de toneladas de soja.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo