Pesquisa do Instituto QualiBest com cinco grandes equipes do futebol nacional mostrou que, quando o assunto é torcer, 54% dos brasileiros estão dispostos a gastar algum valor com itens que envolvam o time do coração.
Entre os gremistas e corintianos, no entanto, mais da metade dos torcedores (54% e 52%) disse que não costuma gastar nada, contra 47% dos são-paulinos, 42% dos flamenguistas e 41% dos palmeirenses.
Apesar de menos propensos ao gasto, entre os torcedores que efetivamente compram itens relacionados ao time, os corintianos possuem o maior gasto médio mensal (R$ 85,60), na comparação com as demais equipes da pesquisa.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Camisetas, chaveiros, canecas, copos e adesivos estão entre os itens mais comprados pelos torcedores.
Média de gastos:
Corinthians: R$ 85,60
Flamengo: R$ 69,06
Grêmio: R$ 53,79
Palmeiras: R$ 77,07
São Paulo: R$ 62,40
Homens e mulheres
Na média, os torcedores costumam gastar, por mês, R$ 73,36 com futebol. Em geral, os homens possuem um gasto maior do que as mulheres: R$ 78,71 ante R$ 66,61 entre elas.
No entanto, as torcedoras do São Paulo e do Palmeiras costumam gastar mais do que os homens quando se trata da compra de ingressos, roupas e acessórios de seus times.
Mais de 50% dos usuários de internet consomem
Cerca de 54% dos usuários de internet no Brasil consomem pela rede produtos relacionados aos clubes de futebol. Essa é a constatação de uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, que entrevistou 1.627 internautas de todo o País, em janeiro deste ano.
Durante a mensuração, 60% dos avaliados afirmaram estar satisfeitos com a oferta de produtos. Pelo mesmo percentual, a camisa do clube puxa a lista dos itens mais comprados pelos torcedores na internet.
Flamengo, Corinthians e São Paulo representam aproximadamente 50% da preferência na Web, mas os corintianos e as palmeirenses são os que mais consomem produtos de seus times.
Sob esse aspecto, os homens gastam mais do que as mulheres. A média mensal de gastos dos torcedores é de R$ 78,71. Os corintianos são os que mais consomem: R$ 106,05 por mês. Em relação ao público feminino, a média mensal desembolsada é de R$ 66,61. Neste cenário, as palmeirenses lideram os gastos com uma média de R$ 95,60 por mês.
Maiores torcidas
De acordo com a pesquisa, a maior torcida entre os usuários brasileiros de internet é a do Corinthians (18%), seguida pelo Flamengo (15%) e pelo São Paulo (14%). A torcida do Palmeiras aparece no quarto lugar, com 8% dos internautas.
Fonte: InfoMoney