Um pesquisa conduzida por uma empresa britânica de gestão de investimentos revelou que cerca de quatro entre dez mulheres britânicas (37% do total), escondem suas despesas dos parceiros. Para elas, o maior segredo é o valor gasto em roupas. Por outro lado, apenas 9% dos homens mantêm as notas fiscais de suas aquisições longe dos olhos de suas companheiras.
O estudo, realizado pela Nutmeg.com, foi baseado em entrevistas feitas com 1.363 adultos que diziam estar em um relacionamento sério. Mas, segundo a pesquisa, os homens tampouco são honestos com suas parceiras: 29% deles escondem os gastos em dispositivos como celulares, tablets e vídeo games, contra 6% das mulheres.
Com os filhos, entretanto, a proporção é contrária. Quatro entre dez mulheres mentem aos seus parceiros sobre o quanto gastaram com as crianças, ante a 6% dos homens.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O levantamento também mostrou que os entrevistados não contam a verdade sobre o valor gastos durante as idas aos shopping centers.
Homens x mulheres
Outra conclusão do relatório é de que, em geral, os homens são "mentirosos de mão cheia" no que diz respeito à transparência dos seus gastos.
Eles são cinco vezes mais propensos a mentir sobre o valor verdadeiro dos dispositivos que compram.
Em média, os homens britânicos 'omitem' cerca de 95 libras das suas despesas quando saem de casa para comprar algo, enquanto que este valor é de 57 libras para as mulheres.
O estudo também apontou a crise econômica, que teve início em agosto de 2007, como o motivo principal para que 25% dos britânicos fossem menos transparentes com seus hábitos de consumo.
Mais de um terço deles tentou esconder seus gastos dizendo que o ítem foi comprado em liquidação quando, na prática, não estava abaixo do preço original.
Outros escondiam as mercadorias que adquiriam, destruíram notas fiscais ou mesmo mantinham suas contas bancárias em segredo.
Problemas no relacionamento
As despesas secretas, por outro lado, trouxeram prejuízos ao relacionamento, apontou a pesquisa.
Um em cada cinco adultos que admitiram esconder seus gastos de seus parceiros contou que as brigas aumentaram por causa da prática.
Outros reclamaram que o hábito levou ao rompimento ou divórcio.