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"Mal entendido"

'Queremos resolver os problemas de forma colaborativa', diz diretor do WhatsApp

Agência Estado
03 mai 2016 às 09:11

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O WhatsApp entrou com recurso na segunda-feira, 2, contra a decisão da Justiça de Sergipe que determinou o bloqueio do serviço de mensagens instantâneas em todo o País, mas teve o pedido negado.

Em entrevista, o diretor global de comunicação do WhatsApp, Matt Steinfeld, está no Brasil para acompanhar um grupo de funcionários da companhia norte-americana a fim de explicar como o serviço funciona para autoridades.

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O WhatsApp diz que não tem as informações que a Justiça pede. O sr. pode explicar por quê?

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Recentemente, o WhatsApp anunciou a criptografia de ponta a ponta por padrão em todas as mensagens. Isso significa que, quando uma pessoa envia uma mensagem, somente ela e o destinatário podem ler essa mensagem. Quando a mensagem é enviada, ela é embaralhada em um código de letras e números. Assim, mesmo que seja interceptada, ninguém consegue entendê-la. Ninguém pode ter acesso ao conteúdo daquela mensagem e isso inclui o WhatsApp. Nós não temos como decodificar a mensagem.

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Vocês armazenam metadados sobre os usuários?


Nós tipicamente não coletamos muitos dados sobre os usuários. Quando você se cadastra no WhatsApp, você informa o número do seu telefone e nós temos essa informação. Quando falamos em metadados, nós não armazenamos essas informações em nossos servidores.

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Vocês estão cientes de que o Marco Civil da Internet exige a guarda de metadados?


Nós sempre procuramos manter o serviço o mais simples possível e o fato de não armazenarmos essas informações nos permite oferecer um aplicativo mais rápido e confiável. É a forma como oferecemos o serviço em todo o mundo.

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De que maneira o WhatsApp tem colaborado com a Justiça brasileira para evitar bloqueios?


Um grupo de pessoas do WhatsApp está no Brasil nesta semana para se reunir com oficiais, autoridades e promotores de Justiça para adotar uma política mais aberta de comunicação com as autoridades. Queremos ajudar a esclarecer mal entendidos ou dúvidas sobre o serviço. Nossa esperança é que uma comunicação mais clara permita que possamos trabalhar juntos para resolver os problemas de forma colaborativa.

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O WhatsApp já enfrentou situação similar em outros países?


Alguns recursos foram bloqueados por um período de tempo, mas o Brasil é muito importante para nós, com mais de 100 milhões de usuários. Nós realmente queremos que isso não se repita.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


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