A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu colocar em consulta pública uma proposta sobre o regulamento dos critérios de reajuste para chamadas entre telefones fixos e celulares.
Pelo novo regulamento, o reajuste das tarifas das chamadas entre fixos e móveis devem ocorrer no máximo a cada 12 meses, mediante aplicação de fórmula específica.
A Anatel propõe que até que haja determinação do valor a ser cobrado pela interconexão de redes, o chamado VU-M, deverá ser aplicado "um fator de transferência igual a 10% em 2011 e 10% em 2012".
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Com essa proposta, o valor ao consumidor das chamadas fixo-móvel, sejam locais ou interurbanas, sofrerá redução em seus valores nesses percentuais", afirma a agência.
A medida afeta também os valores dos demais tipos de chamadas que envolvem o pagamento da tarifa VU-M, como ligações entre operadoras diferentes. Esse valor continuará sendo livremente pactuado entre as empresas.
O prazo para recebimento de contribuições à proposta em Consulta Pública será de 30 dias, devendo ser realizada também uma Audiência Pública em data e local a serem definidos pela agência.