O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou há pouco que o fato de o Brasil ter uma taxa de juros elevada contribui para maior negociação do Real nos contratos futuros e de opções. Há pouco, durante apresentação ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Mantega disse que o Real já é a segunda moeda mais negociada no mundo, no mercado futuro e de opções, atrás apenas do dólar.
Ele atribui isso a vários fatores. "A economia brasileira está mais líquida, os títulos brasileiros estão mais líquidos; a moeda inspira mais confiança e também tem outra razão:o fato de que a rentabilidade do nosso mercado futuro é maior, devido à taxa de juros ser maior", disse Mantega. Para o ministro, o fato de o Real ter ultrapassado o Euro, a Libra e o Yen nas negociações futuras,"é bom para o país".
"Podemos dizer que a nossa moeda é uma moeda de curso internacional, tem segurança, garantia e atratividade", disse o ministro, concluindo que desde antes a crise, o Real já havia superado outras moedas fortes no mercado internacional.