A Receita Federal vai iniciar no próximo dia 4 a implantação do uso de processos totalmente digitais (sem utilização de papel) nos recursos apresentados pelos contribuintes contra autuações em cobrança de tributos lançadas pelos fiscais. A expectativa é de que até o final do ano o processo digital (e-processo) seja adotado nas 30 principais delegacias da Receita em todo o País, nas quais são apresentados 70% dos recursos.
Com a implantação do e-processo, a Receita espera reduzir de cinco para dois anos e meio o tempo médio de julgamento dos recursos dos contribuintes, desde a sua apresentação nas delegacias até a decisão final pelo Conselho de Contribuintes. Com representantes do Fisco e das entidades de classe, o Conselho funciona como um "tribunal" de instância administrativa (anterior à Justiça) de análise de recursos das empresas e das pessoas físicas contra as autuações.
Acumulado
A Receita tem hoje, na esfera administrativa, 140 mil processos litigiosos - 90 mil nas delegacias e 40 mil no Conselho de Contribuintes - que, juntos, somam R$ 270 bilhões de tributos cobrados pelo Fisco e estão sendo questionados pelos contribuintes. Dos recursos administrativos que são apresentados pelos contribuintes, cerca de 67% são julgados a favor da Receita pelo Conselho. O contribuinte que não concorda com a decisão recorre à Justiça, onde o processo demora em média mais quatro anos.
O Conselho de Contribuintes recebe cerca de 2 mil processos por mês e julga, nesse período, 1.500, o que tem gerado um déficit constante. Cada processo tem em média 400 documentos.