As operadoras de telefonia móvel Brasil Telecom GSM e Claro ficaram entre as empresas com maior número de reclamações em abril, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
No mês passado, o índice de reclamações da BrT foi de 0,507 a cada mil acessos ao chamado Serviço Móvel Pessoal (celular). Já a Claro teve 0,451 reclamações para cada mil acessos.
As operadoras Oi Celular, TIM GSM e CTBC Celular aparecem em seguida no ranking das mais reclamadas, com 0,352, 0,351 e 0,279, respectivamente. Completando a lista, estão a Aeiou (0,246), Vivo (0,229) e Sercomtel Celular (0,099).
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Ranking
Ao todo, dos mais de 180,7 milhões de usuários de telefonia móvel, 62.494 realizaram reclamações no quarto mês do ano
No mesmo mês de 2009, as primeiras posições no ranking não eram tão diferentes: Brasil Telecom em primeiro, com 0,591 reclamações por mil assinantes, seguida pela Oi Celular (0,468), Claro (0,397), TIM GSM (0,390), Aeiou (0,262), CTBC (0,226), Vivo (0,191) e Sercomtel Celular (0,111).
Desempenho no Atendimento
Considerando o Desempenho no Atendimento de serviço, ainda entre as prestadoras de serviço móvel, a Aeiou e a Brasil Telecom obtiveram os piores resultados em abril de 2010, com notas de 82,144 e 84,650, respectivamente, de 100 pontos possíveis.
Entre as operadoras com os melhores desempenhos, estão a Vivo, que obteve nota 98,550, e a Sercomtel Celular, que ficou com 93,750 pontos:
Vivo: 98,550
Sercomtel Celular: 93,750
TIM GSM: 92,450
Oi Celular: 92,400
CTBC Celular: 89,427
Claro: 87,450
Brasil Telecom GSM: 84,650
Aeiou: 82,144
Fonte: Anatel
O IDA leva em consideração a capacidade das prestadoras de atender as demandas em um prazo de cinco dias, de diminuir as reclamações dos consumidores, de reduzir as pendências e evitar reincidências.
As operadoras partem da nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação às metas de desempenho previamente estabelecidas.
Telefonia fixa
Das operadoras de telefonia fixa, as mais reclamadas na modalidade de ligação local foram a TIM, com 2,126 reclamações por mil acessos, seguida da Oi (1,506), Telefônica (1,221) e Brasil Telecom (0,978).
Completam o ranking a Embratel (0,783), GVT (0,572), CTBC Telecom (0,297), Sercomtel (0,085) e Intelig, que ficou com o menor número de reclamações na modalidade ligação local, de 0,029.
Ao todo, a Anatel registrou 48.190 reclamações em abril, dentre os mais de 41,4 milhões de assinantes.
Já na modalidade de ligação à distância nacional, Telefônica (0,041), Oi (0,030), Brasil Telecom (0,027), Intelig (0,020), CTBC (0,014) e Embratel (0,013) obtiveram o maior número de reclamações, seguidas por GVT (0,012) e Sercomtel (0,000).
62 mil queixas
Entre as reclamações contra operadoras de telefonia móvel registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em abril deste ano, 34,15% eram referentes a problemas de cobrança. Elas somaram 21,388 mil, do total de 62,615 mil queixas.
Dados da agência mostram ainda que o segundo tipo de reclamação mais comum foi a relacionada ao atendimento: 8,156 mil reclamações ou 13,02% do total. Já as classificadas como desbloqueio do aparelho somaram 6,361 queixas (10,15%) e serviços adicionais com 5,703 mil reclamações (9,10%)
Ainda na lista constam problemas com promoções, que ficaram com 3,095 mil queixas, cancelamento (2,868 mil), problemas com reparos (2,772 mil), planos de serviços (2,582 mil) e bloqueios (2,488 mil).
No último lugar do ranking ficaram as queixas relacionadas a problemas com código de acesso – ao todo foram 1,680 mil reclamações.
Telefonia fixa, TV e internet
Dos protestos feitos contra operadoras de telefonia fixa, que somaram 49,361 mil, 32,73% ou 16,157 mil, referiam-se a reparo. Em segundo lugar na lista ficaram problemas referentes à cobrança, que somaram 11,100 mil queixas no mês passado (22,48%).
Problemas com o atendimento, instalação de acessos individuais e mudança de endereço seguem no ranking com 4,243 mil, 3,332 mil e 2,214 mil queixas registradas pela Anatel em abril. Reclamações devido a problemas com bloqueio somaram 2,089 mil, seguidas de queixas por planos de serviço (2,084 mil), cancelamento (1,875 mil), código de acesso (1,583 mil) e complemento de chamadas (1,233 mil).
Com relação às reclamações contra operadoras de TV por assinatura, 42,95% delas eram sobre cobranças, de um total de 5,375 mil queixas. Assim como em outros serviços de comunicação, problemas com reparo também aparecem na lista, com 756 queixas, seguidas das reclamações contra o atendimento (562), cancelamento (428) e instalação (303).
Semelhante às reclamações contra telefonia móvel, fixa e TV por assinatura, nos serviços de comunicação multimídia (banda larga e serviços de VoIP), questões relacionadas à cobrança ficaram em terceiro lugar, com 16,18% do total de 17,718 mil queixas. A maioria dos problemas foi relacionada a reparos (46,02%), seguidos por problemas de instalação, que tiveram 3,789 mil queixas em abril (21,38%). (Fonte: InfoMoney)