A rede de lojas varejista Móveis Brasília inaugura no início de agosto sua segunda filial em Blumenau (SC). Dentro de 90 dias também será aberta a primeira loja em Cornélio Procópio, região Norte do Paraná.
Segundo o diretor comercial da empresa, Fernando Moraes, a expansão da rede ainda prevê a abertura de outra três filiais até dezembro: duas no Estado, em Cambé e Rolândia, e mais uma em Santa Catarina, na cidade de Brusque. A intensão é que até o final do ano, a rede tenha ao todo 15 lojas. Atualmente, são cinco lojas em Londrina, uma em Arapongas, duas em Balneário Camboriú, uma em Itajaí e uma em Blumenau.
Moraes pontua que vários fatores contribuíram para a decisão de abrir mais uma unidade em Blumenau. Um deles é que a loja instalada na cidade há um ano e meio tem conseguido bons resultados. Além disso, a empresa decidiu aproveitar melhor o centro de distribuição, montado em Gaspar, que já atende as unidades instaladas naquela região. ''Em Blumenau temos um mercado bom e podemos usufruir da estrutura já montada do centro de distribuição'', reforça o diretor do Móveis Brasília.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em Blumenau, a loja será instalada no bairro Garcia, o qual soma uma população de quase 100 mil habitantes. Voltado para o público da classe média, a nova unidade contará com uma área de aproximadamente 500 metros quadrados. Conforme Moraes, serão contratados em torno de 18 funcionários.
Em Cornélio Procópio, a inauguração está prevista para o mês de outubro. A unidade será instalada na área central da cidade, em um espaço de cerca de 1 mil metros quadrados. A estimativa é que sejam contratados 30 funcionários. A decisão de abrir uma filial no município também levou em conta o aproveitamento do centro de distribuição da empresa na região e da mídia já realizada para as lojas em Londrina e que também chegam à cidade. Pesquisas com fornecedores, conforme Moraes, também apontaram que Cornélio é um bom mercado.
Os planos da rede ainda envolvem a instalação de unidades em Cambé, Rolândia e Brusque. De acordo com o diretor do Móveis Brasília, só faltam ser definidos os pontos para as lojas.
Moraes afirmou que apesar da crise econômica mundial, que atingiu o Brasil, a empresa tem conseguido manter os bons negócios. ''A crise, na verdade, ajudou empresas consolidadas como a nossa'', disse. No primeiro semestre, acrescentou, a rede conseguiu manter a movimentação, mas com as novas unidades, a expectativa é de aumentar as vendas em até 10% no segundo semestre. Em 2008, a empresa obteve um crescimento de 32% no faturamento, em relação a 2007.
Um dos pontos forte das lojas e que contribuiu para os bons resultados é a venda de celulares. Conforme Moraes, os fabricantes apontaram que a Móveis Brasília foi considerada uma das redes com maior produtividade em vendas de celulares: cerca de 700 aparelhos são vendidos por mês em cada unidade.
O diretor do Móveis Brasília ainda comentou que a crise propiciou algumas oportunidades de negócio, por exemplo, a redução de aluguel de pontos comerciais, o que tem facilitado a ampliação da rede. Atualmente, a empresa conta com 400 funcionários diretos.