O número de pessoas que saem da casa dos pais para ter o próprio espaço e, com isso, ganhar maior privacidade e independência vem aumentando a cada ano. Nos Estados Unidos, por exemplo, um em cada sete adultos mora sozinho.
Para se adaptar a essa nova realidade, os donos de restaurantes vêm transformando os locais para receber essa nova comunidade. Nos EUA, Canadá e Europa, vários estabelecimentos buscam tornar os lugares mais acolhedores, instalando assentos de frente para o balcão do bar ou cozinha ou treinando os funcionários para que sejam mais atenciosos com os clientes desacompanhados.
Alguns oferecem menus de degustação, que permitem aos clientes se ocupar com pequenas porções de até oito pratos durante o almoço ou jantar.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo uma pesquisa, um dos fatores que contribui para o aumento de adultos desacompanhadas é o crescimentos das taxas de divórcio. As pessoas também estão esperando mais tempo para se casar.
Outros locais apostam em performances de garçons para deixar os clientes à vontade. Um restaurante de Amsterdã já instalou mesas para apenas uma pessoa, evitando que uma cadeira fique "sobrando". (Com informações da BBC Brasil).