O governador Beto Richa (PSDB) entregou ao presidente mundial da Renault, Carlos Tavares, nesta segunda-feira (29), em Paris, uma carta de intenções que formaliza o interesse do Paraná em dar apoio para novos investimentos que a montadora quiser fazer no Estado.
Segundo Richa, a multinacional francesa vive um momento de expansão das suas atividades e estuda projetos de ampliação da produção na América Latina. O encontro na capital francesa contou com a participação de Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault do Brasil.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
"A Renault tem projetos que podem gerar novos empregos na área de produção e engenharia. A nossa intenção é trazer estas oportunidades para o Paraná com o apoio do nosso programa de incentivos fiscais", declarou o governador. Segundo ele, além dos empregos diretos, investimentos do setor automotivo são importantes porque geram impactos positivos em toda a cadeia de fornecedores e sobre a economia de uma forma geral.
Richa destacou que o programa de incentivos Paraná Competitivo é uma política fiscal moderna, que leva em conta os interesses do Estado na concessão de benefícios e torna mais flexível a negociação com os investidores. Ele destacou que o resultado da implantação do programa foi a abertura de negociações com 70 grupos empresariais nacionais e estrangeiros desde fevereiro.
"O governo vai dar o estímulo necessário para garantir a implantação de bons empreendimentos no Paraná. Hoje, há diálogo e garantia de segurança jurídica para o investidor", reforçou.
Carlos Tavares destacou que em 2011 a Renault completa 15 anos de instalação da unidade paranaense. Neste tempo, a empresa já aplicou US$ 2,5 bilhões no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, e gera atualmente 6 mil empregos diretos. De acordo com o presidente da montadora, somente neste ano estão sendo contratados mil trabalhadores, para dar suporte ao início do terceiro turno da linha de produção.
No relato feito ao governador Beto Richa, o executivo da Renault ressaltou que a empresa é atualmente a maior exportadora do Estado. Somente em 2010, 56 mil veículos e 118 mil motores foram enviados para países como Argentina, Colômbia e México (com AEN).