Trocar de carro, comprar um computador. Adquirir uma moto, televisão e celular. Os primeiros objetos são os sonhos de consumo a se tornarem realidade este ano para as classes mais abastadas. Já para a população das classes D e E o objetivo é financiar a compra de televisores, moto e celular.
É o que mostra relatório de 59 páginas elaborado pela consultoria Ipsos e pela Cetelem, empresa francesa de crédito, parceira de redes de varejo como Submarino, Telha Norte e Carrefour.
Segundo entrevistas com 1.200 pessoas no país em novembro e dezembro --selecionadas de acordo com metodologia utilizada pelo IBGE na Pnad, a pesquisa de amostra de domicílios--, 85% dos entrevistados das classes D e E querem comprar uma moto. Nesse grupo, 84% pretendem adquirir eletrônicos (como TV e vídeo) e 79% preferem trocar ou comprar celulares. Aí está a população com renda média mensal familiar em R$ 544,72. Estima-se que 92,9 milhões de brasileiros façam parte das classes D e E, calcula o relatório.
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No grupo dos mais endinheirados, com renda familiar média mensal em R$ 2.484,01 (classes A e B, que somam 26,4 milhões de brasileiros), a lista de compras para 2006, por ordem de múltipla escolha, inclui: móveis (81%), computador (78%), eletrodomésticos (73%) e carro (71%).
Fonte: Folha de S. Paulo