A safra de grãos 2006/2007 será de 130,5 milhões de toneladas. O dado consta da 10 ª estimativa de safra divulgada nesta terça-feira (03) pela Companhia Nacional de abastecimento (Conab) e representa uma queda de 0,1% em comparação com o estudo anterior.
Segundo a Conab, o resultado não altera o quadro positivo da colheita, que ainda deve ser a melhor da história do país. De acordo com a assessoria da imprensa da Conab, a colheita está quase no fim o que torna os números divulgados hoje praticamente definitivos.
Grãos
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em comparação à safra anterior, o crescimento mais significativo continua com o milho, com 19,9%, totalizando 50,6 milhões de toneladas. Em seguida vem a soja, com aumento de 5,5% e um total de 58 milhões de toneladas; e algodão-caroço, com 36%, chegando 2,3 milhões de toneladas,
Por outro lado, houve queda nas safras de arroz de 3,5%, que tem estimativa de 11,3 milhões de toneladas, e de feijão (estimada em 13,4 milhões de toneladas), por causa da troca culturas, baixo preço dos produtos no mercado e estiagem nos meses de março e abril no Centro-Oeste.
A área plantada encolheu 3,9%, passado para 46 milhões de hectares. A área de cultura mais atingida foi a de soja, que ficou 9,3% menor (20,6 milhões de hectares).