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Licitação aberta

Sai edital para ferrovia Cascavel-Maracaju (MS)

Redação Bonde
19 jun 2012 às 12:45
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A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. publicou nesta segunda-feira (18) o Edital nº 3/2012 que abre a licitação para contratar a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) da ligação ferroviária entre a Ferroeste, em Cascavel, e Maracaju, no Mato Grosso do Sul (lote 03 - EF – 484).

O edital também contempla dois trechos da Ferrovia Norte-Sul (FNS). O primeiro liga Panorama, no interior de São Paulo, a Chapecó, Oeste de Santa Catarina, passando pelo território do Paraná (lote 01 - EF – 151). O segundo trecho une Chapecó ao Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul (lote 02 - EF – 151).

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Os preços de referência previstos pelo edital são de R$ 5.529.820,80 para o trecho Cascavel-Maracaju; R$ 5.636.441,21 para Panorama-Chapecó; e R$ 6.951.893,25 para Chapecó-Porto Rio Grande.

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De acordo com o edital da Valec, o prazo final para recebimento das propostas é as 10 horas do dia 7 de agosto, no Auditório da empresa, em Brasília. O prazo de vigência contratual será de 18 meses, contados a partir da data da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado.

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A notícia confirma a informação do diretor de Planejamento da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, que na última terça-feira (12), recebeu, em Brasília, juntamente com uma equipe técnica, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, e dirigentes da Ferroeste. Durante o encontro, Richa Filho ressaltou quais são os corredores ferroviários prioritários para o Paraná.


Foi salientada também a necessidade de que o futuro trecho Sul da Norte-Sul passe entre as cidades paranaenses de Cianorte e Campo Mourão, entroncando-se com o terminal da Ferroeste, em Cascavel, e seguindo para o Sul, entre as cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, até Chapecó.

Segundo a Valec, nos estudos a serem desenvolvidos no trecho Cascavel-Maracaju deverão ser consideradas, analisadas e registradas informações sobre os estudos já realizados ou em desenvolvimento para os segmentos existentes entre Cascavel e o Porto de Paranaguá e o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, visando o conhecimento e sugestão de soluções para integração das vias existentes com as que serão construídas, em função das etapas de implantação e operação para a necessária compatibilização de bitolas.


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