A qualquer momento, deve chegar à Assembleia Legislativa mensagem do Executivo que propõe aumento de 6,9% ao salário mínimo regional. Foi o que anunciou o deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Casa. O novo salário, se aprovado, ficará entre R$ 708,74 e R$ 817,78, dependendo da faixa de atuação do trabalhador e entrará em vigor no dia 1º de maio.
O índice é o mesmo utilizado na correção do salário mínimo nacional. De acordo com Traiano, o menor valor do mínimo regional está 30% acima do mínimo nacional, e o maior valor, 50% acima.
A criação de políticas públicas permanentes sobre o tema estão sendo estudadas. Segundo o líder, a ideia é definir fatores como a política permanente do piso regional e a garantia de que o mínimo seja respeitado e pago para todos os trabalhadores paranaenses e não só para os que possuem acordo coletivo.
O piso regional estadual atinge mais de 1,5 milhão de paranaenses, direta e indiretamente, e é aplicado aos trabalhadores assalariados cujas categorias não possuem acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Definições
São quatro faixas salariais que definem o piso de cada um dos grupos de ocupações. Se aprovado, o novo salário mínimo regional irá garantir R$ 708,74 aos trabalhadores na agricultura; R$ 736 aos trabalhadores em serviços administrativos, domésticos e gerais, vendedores e trabalhadores de reparação; R$ 763,26 aos trabalhadores na produção de bens e serviços industriais e R$ 817,78 aos técnicos de nível médio.