Quanto pagamos de imposto? Parte dessa pergunta será respondida neste sábado (15) durante o "Feirão do Imposto", evento nacional que expõe produtos de diferentes categorias com o preço que teriam não fosse a alta carga tributária de impostos que pagamos.
Produtos de limpeza, alimentação e eletroeletrônicos estão na lista de presença da feira que acontece na Av. Saul Elkind (Região Norte), em frente ao Centro Cultural Lupércio Luppi, das 9 às 12 horas. No próximo sábado (22), o Feirão será no Calçadão, próximo à Praça da Bandeira.
Em Londrina o evento tem o apoio da ACIL. A realização é da Junior Chamber International (JCI) e Fiep, dentre outros parceiros. Segundo Dorgival Lima Pereira, coordenador executivo da Sombra do Imposto e assessor da presidência da FIEP, o movimento pretende atingir 300 cidades em todo o Brasil.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O movimento é um alerta para o quantidade de impostos pagos que não tem o devido retorno das esferas políticas. Uma forma de protestar para que o dinheiro público seja bem empregado e que os impostos não pesem tanto no bolso do consumidor.
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, em Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Eles mobilizaram a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.