Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Balanço

Sebrae atende mais de 500 empresas por dia no Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
27 fev 2014 às 16:07

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lideranças empresariais, representantes de entidades de classe, empresários e empreendedores conheceram na manhã desta quarta-feira, dia 26, em Londrina, a estratégia do Sebrae/PR para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas paranaenses. Durante um café da manhã, o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, apresentou seis linhas de ação que já estão sendo implantadas pela entidade, para melhorar a competitividade dos pequenos negócios, com vistas ao cenário mundial de 2022, quando o Sebrae completa 50 anos de atuação em todo o País.

A proposta do Sebrae/PR inclui estratégias para tornar o ambiente para negócios mais favorável, formação de lideranças, disseminação da educação empreendedora, criação de startups, além do fortalecimento do empreendedorismo e da gestão e do estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios de alto potencial. "Nosso papel é fazer com que as micro e pequenas empresas cresçam cada vez mais. Queremos que as empresas paranaenses estejam preparadas para competir com empreendimentos do mundo todo", afirmou Tioqueta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para definir as linhas de ação, que vão nortear o Sebrae/PR nos próximos anos, a entidade ouviu lideranças empresariais de todo o Estado, em seminários que ocorreram em 2011, quando o planejamento a longo prazo começou. Além disso, foram realizadas discussões, ações de benchmarking em 15 países e feita uma análise sobre a posição do Brasil e de outros países no ranking da competitividade do Banco Mundial. Tudo isso norteou a estratégia do Sebrae/PR para os próximos anos. A ideia é ajudar o Brasil, por meio de micro e pequenas empresas cada vez mais fortes e competitivas, a ganhar posições até 2022. Hoje, o País ocupa o 116º lugar no ranking.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


"O Sebrae/PR não vai fazer essas mudanças sozinho, mas vai trabalhar e colaborar intensamente para isso. As lideranças do norte do Paraná precisam ser motivadas para que as intervenções, no ambiente para negócios, de fato aconteçam. Todos os nossos esforços em 2014 estão concentrados em melhorar os índices das empresas no Paraná, e faremos isso, intensificando nosso trabalho nas seis linhas de atuação definidas. Esse é nosso desafio a partir de agora, para chegarmos bem em 2022", enfatizou o diretor-superintendente do Sebrae/PR, durante o café da manhã em Londrina.

Publicidade


Balanço


Tioqueta apresentou os resultados obtidos pela entidade no ano passado. Em todo o Paraná, foram atendidas 123.751 empresas distintas, sendo que, só no norte do Paraná, foram 17.171 empresas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) diferente. Para se ter uma ideia do balanço estadual, o Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas atendeu 4.035 empresas que se encontram em estágio avançado de gestão; o VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade, melhorou o posicionamento no mercado de 5.786 empreendimentos do setor varejista; e o Negócio a Negócio alcançou 46.173 empreendedores. Na área do agronegócio, o Programa Empreendedor Rural atendeu 1.300 produtores.

Publicidade


No ano que passou, em média, 507 novas empresas foram atendidas a cada dia, 63 empresas por hora. Além disso, o Sebrae/PR realizou 22 eventos por dia em todo o Estado. "Nossa média de crescimento é de 10% ao ano, o que significa que em 2014 devemos prestar 125.254 atendimentos, de acordo com a meta estabelecida pelo Sebrae Nacional. No entanto, a julgar pelos números de 2013, acreditamos que vamos ultrapassar a marca de 140 mil atendimentos", projetou Vitor Tioqueta.


Hoje, o nível de satisfação do cliente Sebrae/PR, de acordo com o diretor-superintendente, é de 9,5. "Isso, para nós, é motivo de alegria e inspiração para o trabalho que temos a fazer." Segundo ele, a aprovação da Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa, no final de 2013, pelo governo do Paraná, também deve alavancar os negócios nos próximos anos. A legislação, que precisa ainda ser regulamentada, contribui para a desburocratização, facilita a abertura de novos negócios e incentiva, por exemplo, a participação das empresas de pequeno porte em compras públicas. "Hoje, apenas 20% dos processos licitatórios contam com a participação de micro e pequenas empresas. Precisamos avançar", assinalou Tioqueta.

Publicidade


Região norte


O gerente regional do Sebrae/PR no norte do Estado, Heverson Feliciano, apresentou a infraestrutura da entidade na região, além dos projetos. A Regional Norte do Sebrae/PR atende 96 municípios, por meio de três escritórios (em Londrina, Jacarezinho e Ivaiporã), além de seis Pontos de Atendimento ao Empreendedor. "Hoje, 17 consultores, nove assistentes e nove estagiários trabalham na nossa Regional", contabilizou Feliciano.

Publicidade


O Sebrae/PR atende empresas de todos os setores e, no norte do Paraná, possui vários projetos em setores estratégicos. São eles: Arranjo Produtivo Local (APL) de Bonés, APL de Móveis, APL de TI, Construção Civil, Metal Mecânico, Turismo, Varejo, Revitalização de Espaços Comerciais, Projeto de Cafés Especiais, Projeto de Apicultura, Laticínios, Empreendedorismo, Saúde, Cidade Empreendedora e Negócio a Negócio. "O Programa Cidade Empreendedora está presente em 25 municípios e apenas o Negócio a Negócios atende 9 mil clientes por ano no norte do Estado", destacou. O gerente regional também enfatizou a importância das parcerias no sucesso de todos os programas. "Fortalecer as parcerias é fundamental para o desenvolvimento dos nossos projetos", finalizou.


Ana Paula Cantelmo Luz, gerente executiva da Irmandade da Santa Casa, em Londrina, agradeceu, durante o café da manhã para lideranças, a ênfase dada ao setor da saúde privada. "O Sebrae/PR foi fundamental para despertar a integração do segmento. Com toda certeza, o Projeto da Saúde vai contribuir com as conquistas e melhorias de qualidade nos serviços na área da saúde. Espero que o projeto se multiplique nas outras regiões do Paraná", elogiou.


Jayme Leonel, presidente do APL de Bonés, participou do workshop de lideranças em 2013 e ficou surpreso com a atuação da entidade em todo o Paraná. "O café da manhã foi muito interessante. Ficamos impressionados com a quantidade de atendimentos e eventos realizados no ano passado."

Walter Orsi, presidente do Sindicato das Indústrias de Metal Mecânica (Sindimetal), também participou do café da manhã e acrescentou que está otimista com a parceria estabelecida há vários anos com o Sebrae/PR. "Nosso desafio em 2014 é aproximar a indústria e a academia. E o Sebrae/PR é uma peça importante, o elo entre o setor produtivo e a universidade. Precisamos da expertise das pesquisas acadêmicas para melhorar a competitividade industrial", avaliou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo