A Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de Londrina deixou de receber os pedidos de seguro desemprego. Desde esta quinta-feira (22), as solicitações deste tipo de benefício passaram a ser centralizadas na Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine).
A mudança se fez necessária em virtude da falta de pessoal para este tipo de atendimento. "Tínhamos neste setor 11 funcionários, sendo dois efetivos e nove terceirizados. Mas, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), o governo teve que dispensar o pessoal terceirizado e realizar concurso para novas contratações. Para Londrina, foram efetivados apenas quatro funcionários, assim ficamos com apenas seis funcionários, sendo insuficiente para a demanda", explica o delegado do trabalho Dorival Silvestre Arantes. A DRT vinha recebendo em média 30 desempregados por dia.
O delegado alerta que o Sine só receberá os pedidos de entrada no seguro desemprego. Segundo Arantes, os pedidos de recursos relativos ao benefício somente podem ser feitos na DRT. Ele ainda ressalta que a mudança de local aconteceu somente em Londrina. "As demais delegacias regionais de trabalho da região continuam recebendo os pedidos de seguro desemprego, normalmente", frisou o delegado. Já os pedidos de carteira de trabalho permanecem centralizados na DRT.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A sede da Agência do Trabalhador/Sine fica na Rua Guaporé, nº 272, na região central de Londrina.