O seguro obrigatório de trânsito – conhecido como Dpvat - sofrerá reajuste a partir de janeiro de 2011. A Susep (Superintendência de Seguros Privados) publicou os índices de reajuste nesta sexta-feira (10) no DOU (Diário Oficial da União)
No caso de automóveis e motocicleta, o reajuste será de 7,83% e, para ônibus e micro-ônibus, o índice de aumento será de 15,04%.
Justificativa
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em nota, a Susep disse que a proposta de revisão do valor do seguro baseou-se em estudos atuariais que refletem o expressivo aumento na sinistralidade, em especial das indenizações pagas em decorrência de ações judiciais.
O Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre ou por sua Carga a Pessoas Transportadas ou Não) foi criado em 1974, para amparar as vítimas de acidentes com veículos em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa.
Estão cobertos todos os cidadãos, em qualquer parte do Brasil, sejam eles motoristas, passageiros ou pedestres. O Seguro DPVAT oferece três tipos de coberturas: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares comprovadas (DAMS). (Com informações do Infomoney)