Até o final do ano, todas as agências do Itaú Unibanco devem vender seguros de automóveis da Porto Seguro. A venda de apólices na rede de agências está sendo testada há alguns meses, mas por conta da integração com o Unibanco a operação teve de esperar, disse hoje o vice-presidente executivo da Porto, Fabio Luchetti, em teleconferência com analistas e jornalistas para comentar os resultados trimestrais da seguradora.
Em 24 de outubro, o Itaú concluiu a integração e a reforma de mais de 1,2 mil agências da Unibanco. Com isso, a seguradora recebeu sinal verde para colocar seus produtos na rede. Segundo Luchetti, a estratégia é começar 2011 com os produtos em 100% dos pontos. "Aproveitamos o período da integração das agências para fazer alguns pilotos", diz o executivo.
Hoje, 90% dos seguros da Porto Seguro são vendidos por meio de corretores. O executivo prevê que esse porcentual vai cair nos próximos trimestres, por conta da venda nas agências bancárias. Para não provocar a fúria dos corretores, a Porto Seguro criou a estratégia de colocar esses profissionais para participar do pós-venda. Assim, após comercializar o seguro na agência, a seguradora escolhe um corretor para acompanhar o cliente durante o prazo do seguro e cuidar de eventuais sinistros. "Queremos que as agências captem novos clientes e não agridam o corretor", disse Luchetti. Segundo ele, esses profissionais queriam garantias de que não haveria diferença de preços e de produtos entre os dois canais de venda.
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Na venda do produto foi criado um único sistema. O cliente do Itaú preenche o questionário para avaliar seu perfil de risco e, em uma única tela, recebe as cotações de três seguros, o da Porto Seguro, o do Itaú e o da Azul. O primeiro é mais caro, por conta dos tradicionais serviços extras da seguradora. O do banco tem preço intermediário. Já o da Azul é o mais barato, pois tem poucas opções de serviços.
Em agosto do ano passado, a Porto Seguro e o Itaú anunciaram a fusão das carteiras de automóveis e de residências. Os resultados passaram a ser consolidados no balanço da Porto Seguro. No terceiro trimestre deste ano, o total de prêmios ficou em R$ 2,059 bilhões, alta de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. Sem considerar a carteira do Itaú, o crescimento teria sido de 11,8%, com prêmios de R$ 1,577 bilhão.