Um projeto da Copel em parceria com 16 prefeituras do Paraná trocou as lâmpadas incandescentes de mais de 14 mil semáforos por lâmpadas de LED.
Em Londrina, 60% dos 1.359 semáforos passaram a funcionar com lâmpadas LED nos últimos anos. Na avaliação do gerente operacional de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Haroldo Takaso, a economia chega a ser de 80% no consumo de energia por esse tipo de equipamento e vale também para a manutenção das unidades.
"Foram substituídas 3.880 lâmpadas no projeto, das quais, até hoje, substituímos menos de 30. O objetivo de economia e redução da manutenção foi atingido além das expectativas". Outra vantagem apontada pelo gerente é a maior luminosidade proporcionada pelo novo material, o que garante mais segurança ao trânsito.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Além de Londrina, foram substituídas as lâmpadas de semáforos de Curitiba, Ponta Grossa, Rolândia, Apucarana, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Araucária, e na sequência Palotina, Laranjeiras do Sul, Umuarama, Toledo, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba. (com informações da Agência Estadual de Notícias)