A Associação Comercial e Industrial de Londrina (AciL) sedia nesta sexta-feira (17 de abril), das 8 horas ao meio-dia, o Seminário Industrializa Londrina, com a presença de lideranças empresariais, acadêmicas e políticas do município. O objetivo do encontro é definir diretrizes de atração de investimentos para a cidade e lançar as bases para a Agência Londrina de Desenvolvimento.
O Seminário Industrializa Londrina pretende ser um ponto de convergência dos esforços do Fórum Desenvolve Londrina (que trabalhou com o tema ao longo de 2014, produzindo um notável Caderno de Estudos) e da administração municipal (que já iniciou a implantação da Cidade Industrial na Zona Noroeste). Com o mesmo objetivo – industrializar a cidade de forma racional, sustentável e planejada – foi assinado na Exposição Agropecuária de 2014 um convênio entre Acil, Prefeitura de Londrina e Governo do Paraná para criação de uma agência de desenvolvimento local.
Esse convênio deu origem a um grupo de trabalho formado por representantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Londrina, Codel, Acil e Agência Paraná de Desenvolvimento. Durante um ano, esse grupo levantou informações e dados sobre as características da economia londrinense, junto a órgãos como Ipardes, Caged, IBGE, Fórum Desenvolve Londrina e Ministério do Desenvolvimento.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Também foi encomendado um trabalho de pesquisa junto ao Instituto Litz, que consistiu em ouvir 230 empresários locais sobre os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, riscos, desafios e perspectivas do segmento industrial em Londrina e região.
Para finalizar esta primeira fase do trabalho, será realizado o Seminário Industrializa Londrina. "O encontro desta sexta-feira é um ponto de partida – não um ponto de chegada. A partir daí vamos lançar as bases para a criação de uma Agência de Desenvolvimento controlada pela sociedade civil", diz o presidente da Acil, Valter Luiz Orsi. "Tomando como base os estudos realizados pelo Fórum Desenvolve Londrina e outras entidades, vamos criar uma agência para atrair investimentos no setor industrial e fortalecer as indústrias que já existem no município."