Os servidores municipais de Cambé devem entrar em greve na próxima terça-feira (13). De acordo com reportagem da CBN Londrina, os servidores reivindicam o não pagamento da segunda parcela do reajuste salarial, acordado em março.
A primeira parcela da reposição aconteceu em abril, já a segunda parte deveria ter sido paga em outubro, o que não aconteceu.
A lei da reposição condiciona o pagamento ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria e cada função iria receber um reajuste variado. Segundo a iniciativa, o município só não seria obrigado a pagar a restituição se registrasse queda na arrecadação municipal. A prefeitura alegou a perda de aproximadamente R$ 2 milhões, por isso não fez o pagamento.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Porém, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Cambé, apesar da perda, o município tinha condições de pagar o funcionalismo. De acordo com a prefeitura, o pagamento deve acontecer em janeiro, fato contestado pelo Sindserv. O sindicato alega que o reajuste de 2012, deve ser pago ainda este ano.
(Com informações da CBN Londrina)