Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Operação Roupa Suja

Sete empresas podem ser condenadas em carteis de hospitais

Agência Estado
09 abr 2014 às 11:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a condenação de sete empresas e onze funcionários, além de um sindicato, por cartel em licitações feitas por hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro para contratação de serviços de lavanderia. A recomendação consta de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 9. O caso segue agora para julgamento pelo Tribunal do Cade, que poderá acatar ou não a sugestão da Superintendência.

O processo contra as empresas foi aberto em dezembro de 2008, com base em provas colhidas pela Operação Roupa Suja, da Polícia Federal e Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. Segundo o Cade, foram feitas também interceptações telefônicas e analisados outros documentos que mostram que os acusados teriam mantido contatos telefônicos e realizado reuniões presenciais, em diversas ocasiões, com o objetivo de fraudar o caráter competitivo das licitações, realizadas entre 1999 e 2005.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Conforme a Superintendência explica em nota, o cartel funcionava por meio de acordos de divisão do mercado, nos quais as empresas combinavam previamente quem ganharia cada licitação e quais empresas apresentariam propostas de cobertura - aquela ofertada com valor superior para propositadamente não vencer a concorrência pública, apenas com o objetivo de simular a concorrência. A Superintendência constatou ainda que o Sindicato das Empresas de Lavanderia do Rio de Janeiro (Sindilav) atuou para facilitar e orientar o acordo entre as empresas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Se condenadas, as empresas poderão pagar multa de até 30% de seus faturamentos. Para os executivos, a multa varia de 10% a 50% daquelas eventualmente impostas às suas companhias. Já para o sindicato, a sanção pode chegar a pouco mais de R$ 6,3 milhões.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas