"Quero tudo novo de novo". A frase do escritor português Fernando Pessoa retrata o estilo de vida de muitos brasileiros que trabalham e vivem sem endereço fixo. São migrantes do entretenimento que atuam, a cada temporada, em uma nova cidade ou estado. Em cada viagem, um novo ambiente, nova cultura, novas pessoas. O Catuaí Shopping recebe com frequência eventos promovidos por profissionais com esse perfil e que escolhem Londrina como lar transitório para as empresas "pop up".
É o caso de Guilherme Henrique de Almeida, 32 anos. Mineiro, de Uberlândia, há três anos esse não é mais seu endereço. "Moro no Brasil", responde. Ele é gerente da Big Ice, empresa de patinação no gelo, de São José do Rio Preto, que chegou ao shopping no final de maio e ficará em Londrina até 30 de julho. É quase sempre assim: o grupo fica de dois a três meses em cada lugar por onde passa.
Os pais e familiares de Guilherme continuam em Minas. Enquanto isso, ele conhece o país. Já foi para Recife, Cuiabá, Porto Alegre. O último réveillon, passou na Bahia. "Bate muita saudade. Mas gosto de viajar, conhecer pessoas, culturas diferentes e não me vejo em outro trabalho." Sobre Londrina, disse que gostou da cidade, que define como "grande e acolhedora".
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Há sete meses, Rodrigo da Silva Lima, 19 anos, vive a mesma experiência. Ele é de Jundiaí, São Paulo, e conheceu a Big Ice quando a empresa se instalou por lá. Foi contratado com temporário, passou por treinamento e hoje é patinador oficial e segue a equipe nas viagens. "Assim, se conhece muita gente. O que é muito bom", destaca.
Para Vilmar Camargo, gerente da Sulbooks, empresa de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, viajar se tornou mais lucrativo. Ele fechou a livraria na cidade para realizar feiras de livros infantis em shoppings do país. "Esse espaço, nos corredores, chama mais a atenção. E o nosso material é sempre novidade para o público." Esta é a quinta vez que realiza a feira no Catuaí de Londrina, onde estará até o dia 13 deste mês.