O Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) publicou um comunicado orientando os empresários do comércio sobre os horários de trabalho no mês de dezembro e valor dos salários a serem pagos. Isso porque a Convenção Coletiva da categoria, vencida em 30 de abril deste ano, ainda não foi firmada entre Sincoval e Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina (Sindecolon). Diz o documento que dezenas de reuniões já foram realizadas, sem sucesso de acordo.
Ocorre que o Código de Posturas de Londrina permite a flexibilização do funcionamento do comércio de rua em dezembro. Com isso o Sincoval estabeleceu um calendário para orientar os empresários. "Embora estejamos sem Convenção Coletiva, o comércio varejista poderá funcionar normalmente em horários diferenciados no mês de Dezembro de 2012, desde que o Código de Posturas de cada cidade representada pelo Sincoval permita", diz o comunicado.
Dessa forma, a partir do dia 5 de dezembro as lojas poderão abrir até as 22 horas. Durante todos os sábados do mês, a partir do dia 1º, as lojas funcionarão das 9 as 18 horas. No dia 10, feriado municipal de Londrina, o comércio ficará aberto das 9 as 18 horas. No domingo que antecede o Natal, dia 23, o comércio funcionará das 10 as 17 horas. Para essas datas especiais, o Sincoval afirma no documento que: "Aos empregados que trabalharem no feriado do dia 10 ou no domingo dia 23, deverá ser concedida uma folga compensatória na mesma semana ou o pagamento das horas trabalhadas em dobro."
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Sobre os salários, o Sincoval orienta que os valores não podem ficar abaixo do R$ 812, salário mínimo do Paraná, e sugere que seja concedida antecipação de aumento salarial de 8,84% para quem recebe o piso e de 8% para valores acima do piso.