O Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) deve incluir na pauta de negociação com os empregados do comércio a abertura das lojas de rua de Londrina em tempo integral em todos os sábados. Em entrevista à Paiquerê AM, o advogado do Sincoval, Ed Nogueira de Azevedo, disse que a flexibilidade do horário do comércio é fundamental.
"É fundamental que os empresários possam gerenciar melhor e administrar melhor esse tempo que têm para atender aos consumidores". Para Nogueira, não é justo que o comércio de rua feche impreterivelmente às 18h, quando outros estabelecimentos podem funcionar até as 22h. "Não é justo que ele tenha que fechar as portas às 18h. Outros estabelecimentos comerciais trabalham até as 22h e o comércio eletrônico trabalha 24h por dia. É um critério concorrencial extremamente pesado para quem tem loja nas calçadas de Londrina".
Segundo o advogado, a principal reivindicação dos patrões é de que o comércio possa atender aos clientes num horário ampliado de segunda a sexta e principalmente em todos os sábados.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A mudança no entanto, não significaria mais horas de trabalho ou o descumprimento de leis trabalhistas, segundo o representante do Sincoval. "É possível que o comerciante se organize internamente com o grupo de trabalhadores, criando escalas ou talvez contrate novos trabalhadores. Essa é uma análise que teria que ser feita".
(Com informações da Paiquerê AM)