O Sindicato dos Petroleiros do Paraná (Sindipetro-PR) enviou e-mail à imprensa nesta quarta-feira (21) denunciando o registro de mais uma explosão na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária
(região metropolitana de Curitiba). De acordo com informações do órgão, a explosão seguida de incêndio aconteceu por volta das 2h da madrugada de hoje na unidade de Hidrotratamento e Reforma Catalítica (HRC) da refinaria. O acidente teria quase atingido os operadores da Casa de Controle Local (CCL) da empresa.
Ainda segundo o Sindipetro, o fogo foi rapidamente apagado pelos petroleiros. Não houve feridos e a casa de analisadores segue interditada.
O impacto da explosão foi sentido na Casa Integrada de Controle (CIC) e também no setor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Um operador estava no local cerca de meia hora antes do acidente e realizaria uma nova amostragem por volta das 4h. Informações obtidas pelo sindicato dão conta de que nas últimas semanas foram registrados vazamentos no local. A explosão pode ter sido causada por um cilindro de hidrogênio usado nos analisadores.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A reportagem do Bonde tentou contato com a Repar, mas não obteve retorno da refinaria até o final da tarde desta quarta-feira.